Páginas



terça-feira, 23 de agosto de 2016

CONSUMO CONSCIENTE



Se você ainda não ouviu sobre consumo consciente,  você vai ouvir muito nos próximos anos porque essa palavra e ação ESTÁ NA MODA  e  na boca de muita gente.

De uns tempinhos pra cá, eu comecei a pesquisar muito sobre isso, e me interessei de uma forma surreal pelo assunto.
Só pra recapitular pra vocês eu trabalho com varejo de moda fast fashion a mais ou menos, cinco anos.

A cinco anos minha vida é rodeada de pessoas que gastam diariamente em media 100, 200, 300 reais ou mais com roupas que não vão durar mais de um ano. E não estou julgando de forma alguma, pois o meu trabalho nessas lojas é exatamente esse,  deixar a loja o mais atrativa possível para que tenhamos ótimas vendas todos os dias.

O fast- fashion foi uma pratica de marketing,  que chegou juntamente com a globalização, onde as pessoas começaram a ter acesso a todos os tipo de canais e veículos de comunicação possíveis e consequentemente ter informação de moda em tempo real . Exemplo,  uma peça que estava sendo lançada em primeiríssima mão nos desfiles e marcas por ai,  já estava sendo descaradamente copiado e confeccionado em toneladas por uma mão de obra barata e escrava pra serem vendidas nas lojas por um preço acessível a todas as classes sociais.

Teve seu lado positivo,  muitas pessoas puderam ter conhecimento e acesso a moda, independente de sua classe social. Os jovens principalmente poderão se vestir e ter peças iguaizinhas dos seus ídolos sem gastar muito, as pessoas tiveram mais liberdade pra se expressar em seu modo de se vestir ou de acompanhar as tendências.


Tudo isso com um precinho camarada !

(Ok, atire a primeira pedra quem não vai nas lojinha atrás das saias das kardashian, dos vestidos das kardashian e das "brusinha" kardashianes,  mais sem pagar milhões por elas ?)


O que não pensamos mais á frente o quanto isso iria nos prejudicar,
Bom esses dias ouvi alguém dizer não lembro onde, que cientistas estimam que a terra vai durar apenas mais 14 anos, e vamos ter um colapso por conta do aquecimento global ! 14 ANOOOOOS É muito pouco!

Mais o que gastar absurdamente tem a vê com o planeta???... ABSOLUTANENTE TUDO
Todos dias assim como o lixo orgânico são descartadas as roupas no lixo, e as vezes até em ótimo estado onde a melhor soluçao seria doar.
Em média o tecido demora para se decompor de 6 meses a 1 ano variando seu material. 

Na época que estuadava moda , íamos no Brás maior polo de confecção de São Paulo pegar o descarte de tecidos que não iriam ter mais uso a não ser ir direto pro lixo mesmo,  lixo esse que esta degradando cada vez mais com nosso planeta ! CARA, VOCÊS TEM NOÇÃO DISSO ??

Eu acredito que com a crise do pais as pessoas já estão olhando pro mundo de uma forma diferente, e por isso o assunto esta sendo tão falado no momento e quem sabe será uma nova cultura e mudança de habito no nosso pais e no mundo.


Tá bom , mais como mudar ?

Bom você já se perguntou se você realmente precisa de todas as peças do seu guarda roupa ?

E se você reduzisse suas peças somente as essências para trabalho, dia a dia, e lazer em quantas  possibilidade de looks com essas peças você poderia  montar ?

E já pensou, que se caso você  quisesse uma novidade no seu guarda roupa você poderia customizar, comprar em brechós,  ou simplesmente recorrer a um guarda roupa compartilhado.

Já imaginou que talvez gastar 200 reais em 3 peças de qualidade inferior , que vai durar pouquíssimo  ou ate sair de moda amanhã,  você poderia comprar algo de ótima qualidade feita muitas vezes a mão  e tê-la por muito mais tempo ?

Bom eu não sei vocês, mas tudo isso teve um impacto gigante sobre mim, e me fez questionar inúmeras coisas e situações, em que eu possa ser um consumidor consciente,
não só na moda, mas no super mercado, no meu trabalho, na rua, em casa, E por mais que seja algo que muitas pessoas já estão falando,  e que realmente  digamos ser uma nova “tendência”  (e eu vou torcer pra que essa não passe).

Eu já estou abraçando essa causa e essa que pra mim vai ser uma nova filosofia de vida, e um novo habito. Por que eu realmente quero fazer minha parte e eu espero que vocês também façam a de vocês.

Quer saber mais sobre o assunto e ter varias dicas legais a respeito, deixe nos comentários, ou nas minhas redes sociais,  vou adorar compartilhar tudo com vocês .



Nenhum comentário:

Postar um comentário